sexta-feira, setembro 16, 2005

Siddhartha

"[...] Quando alguém procura [...] pode acontecer que os seus olhos vejam apenas a coisa que ele procura, que não permitam que ele a encontre porque ele pensa sempre e apenas naquilo que procura, porque ele tem um objectivo, porque está possuído por esse objectivo. Procurar significa ter um objectivo. Mas encontrar significa ser livre, manter-se aberto, não ter objectivos.
"[...] As palavras não fazem bem ao sentido oculto, tudo o que é igual torna-se sempre um pouco diferente quando é dito em voz alta, um pouco falseado, um pouco louco sim, e também isto é muito bom e me agrada bastante, também com isto estou de acordo, que aquilo que é tesouro e sabedoria para uma pessoa, seja sempre uma loucura para as restantes. [...]"
"[...] Se as coisas forem aparência, também eu sou aparência e elas são, assim, iguais a mim. É isso que as torna tão queridas e veneráveis aos meus olhos: elas são iguais a mim. É por isso que as posso amar. E isto é um ensinamento que te fará rir: o amor, Govinda, parece-me ser o mais importante. Compreender o mundo, explicá-lo, desprezá-lo, são coisas que poderão agradar aos grandes pensadores. Mas eu considero mais importante amar o mundo, não o desprezar, não o odiar nem me odiar, observá-lo, a mim e a todos os seres com amor e admiração e respeito. [...]"


Hermann Hesse Siddhartha

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lottery officials looking for $1.8 million winner
Hurricane Ophelia Weakens, but Soaks N.C. Parts of New Orleans to Open Next Week Roberts Says He Won't Be Ideologue Bush to Outline New Hurricane Aid Package Jobless Claims, Energy Prices Both Soar Iran Willing ...
Incredible mangosteen

12:14 da manhã, setembro 16, 2005  

Enviar um comentário

<< Home